O mercado brasileiro de caminhões terminou 2018 com forte alta porcentual nas vendas de 46,8%, muito acima dos 20% esperados um ano atrás pelo setor. É o primeiro crescimento registrado do segmento desde 2013, quando os negócios entraram em forte espiral negativa até atingir apenas 52 mil unidades vendidas em 2017. Apesar do vistoso avanço relativo, o volume de 76,4 mil caminhões emplacados no ano passado é considerado baixo diante do potencial de consumo, estimado em mais de 120 mil veículos/ano, e da capacidade instalada dos fabricantes, que podem produzir mais de 300 mil/ano.
A Fenabrave, entidade que reúne os concessionários revendedores de veículos do País, espera pela continuação do crescimento das vendas de caminhões em 2019, mas em ritmo mais lento. A projeção é de alta de 15,4%, fazendo o mercado total se aproximar de 88 mil unidades.
Em 2018 as vendas de caminhões foram puxadas fortemente pelo agronegócio, que precisou renovar a frota de modelos extrapesados para transportar com maior eficiência uma robusta safra de grãos, em torno de 230 milhões de toneladas. O crescimento ainda não voltou com vigor para os demais segmentos do mercado.
Na variação mensal, as vendas de caminhões totalizaram 7,6 mil unidades em dezembro, número levemente menor (-1,96%) que o registrado em novembro, mas 23,2% maior do que o mesmo mês de 2017.
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